segunda-feira, 23 de maio de 2011

Digital Foundry: Entendam a imconpatibilidade de alguns Xbox 360 com nova dash

Como vocês sabem, a nova atualização do Xbox 360 que vai chegar a qualquer momento, é incompatível com um "pequeno número" de consoles, e vai impedir que muitos (senão todos) os jogos rodem no console. A "boa notícia" é que a Microsoft vai substituir estas máquinas por novos Xbox 360 Slim de 250GB.
http://images.vg247.com/current//2011/05/360-12234.jpg
É uma história impressionante que o novo disco padrão, o XGD3 – que adiciona 1GB de espaço útil aos do DVDs 360 – pode não ser compatível com uma certa porcentagem de drives de DVD do 360. No entanto, a verdade por trás desta incompatibilidade parece ser um pouco mais envolvida. Desde a chegada da versão beta da nova dashboard, os hackers têm feito engenharia reversa e encontrado um número de surpreendentes adições nunca antes vistas em atualizações anteriores .
Primeiro, este novo lançamento é o primeiro no qual vamos realmente ver o firmware do drive ser reescrito pelo próprio Xbox 360. Qualquer um a usar um drive de DVD modificado vai descobrir que atualizar para a nova dash instantaneamente elimina a capacidade para rodarem jogos piratas, com o código alterado a ser completamente removido do drive DVD. A Microsoft tem empregado um vasto leque de drives de DVD nas suas máquinas desde o lançamento – a melhor hipótese é que nem todas podem ser alteradas diretamente, precisando de um console no qual o drive já tenha sido substituído.
Esta nova atualização não só abre o adicional espaço de 1GB anteriormente posto de lado para o ultrapassado e comprometido esquema de segurança – apresenta um mecanismo anti-pirataria completamente novo. No passado, anteriores tentativas de eliminar a pirataria (tais como o AP 2.5) apenas funcionaram em certos drives, com a funcionalidade desativada se tiver um equipamento mais velho. Com o novo sistema, parece que as medidas anti-pirataria estão tão profundamente embebidas que simplesmente não podem ser evitadas da mesma forma.
Também ouvimos um número de notícias sobre os novos protocolos de segurança irem além de simplesmente atualizarem a nova dash. Múltiplas fontes em estúdios disseram-nos que a Microsoft aumentou aqui significativamente a parada e está agora chamando os estúdios para ajudar a combater a pirataria de jogos no Xbox 360. Segundo esta informação, novos APIs estão a ser trabalhados para que os estúdios possam adicionar aos seus títulos, que realizam adicionais leituras no DVD durante o correr do jogo, não só quando o jogo é iniciado como é atualmente o caso.
Cópias gravadas de jogos Xbox 360 não são 100%o idênticas aos originais, portanto o firmware da drive DVD alterado disfarça as diferenças com correções imediatas. A Microsoft espera que estas verificações durante o jogo sejam muito mais difíceis de isolar e corrigir, e com o controle destas funcionalidades nas mãos dos estúdios, cópias piratas de jogos podem até mesmo ser "inferiorizadas" para demos jogáveis – por exemplo, podem tornar-se não funcionais após jogarem um par de níveis.
O XDG3 é claramente muito importante para a Microsoft – como evidenciado pela companhia ao dar consoles grátis para assegurar a compatibilidade com todos os consumidores – mas se estas novas medidas anti-pirataria vão ser suficientes ainda temos que ver. O último esforço da companhia – o AP2.5 - foi dispensado em uma questão de dias, e o hacker de firmware de drives "commodore4eva" já aclama que derrotou as novas contra-medidas introduzidas na beta dash...

Nenhum comentário:

Postar um comentário