segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tribuna gamer Express - Existe Cópia na Internet ?

Originalmente postado em http://www.sussuworld.com/
Hoje vivemos em uma sociedade nutrida de informação constante, estamos cercados de informação, diferente de alguns anos atrás onde tínhamos que ir atrás da informação, hoje a informação vem até nós.
http://img97.imageshack.us/img97/6779/copiaer.jpg

Com a disseminação da informação veio um grande tabu que é debatido em diversos sites e fóruns mundo afora, “Quem Copia quem” em um ambiente cercado de inovações e criações as vezes perdemos as referencias, quem criou e quem copiou? Hoje em dia encontramos em sites novos criticas em comentários dizendo “vocês copiaram tal coisa de tal site” ou algo semelhante a “não sabe criar , só sabe copiar” ai entra a grande questão, quem afirma que sua referencia de criação seja realmente a criadora de idéia?

E fácil citar referencias quando não se tem conhecimento da fonte, posso dizer que site X criou tal conceito de mídia no ano de 2009, mas se for pesquisar mais a fundo em 2007 tal atividade já era praticada no site Y sendo em alguns casos referencias até de fora do Brasil, que nesse caso é mais profundo a análise, porque quando a idéia é sugada de fora, o copiador aproveita o fator do desconhecimento por parte dos brasileiros sobre o site que foi sugado.

Ai vem mais uma pergunta, em que referencias este quadro ou atividade foi inspirada? Porque mesmo que ele seja o primeiro a criar aquela atividade, ele teve que utilizar de referencias e técnicas que com certeza já eram utilizadas por antecessores independente do tema ou publico alvo.

Ë certo afirmar que a muito tempo o homem não cria nada, estamos estagnados no conceito criação, tudo o que você pensar em fazer já foi criado por alguém, ou se não foi criado, parte do que você utilizou ou parte do conceito já foi pensado por alguém em algum lugar, ai vem a grande pergunta “você diz que tudo que criamos hoje é copia de alguém, como podemos criar algo novo?” na verdade você não vai criar algo novo, você vai criar um CONCEITO NOVO, aí sim entra a criatividade no atual ramo da criação, o conceito é a nova criação do mundo moderno e informatizado pela internet.

É pegar algo que já existe, e aplicar suas idéias a ela e moldar a seu modo, a partir do momento que você utiliza o mesmo material, mas modifica o conteúdo e aplica suas idéias isso se torna novo na internet, e ganhará o respeito e seus fãs com o tempo.

Então antes de chegar e criticar alguém de copia na internet, pesquise antes, e se pesquisando não achar sua referencia, avalie o conceito da criação, como ele é aplicado, e não atirar a pedra dizendo que é copia de X e Y, o bom entendedor é aquele que se faz entender!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário