terça-feira, 3 de maio de 2011

Brasil é o 4º maior mercado de gamers do mundo

Em pesquisa realizada pelo instituo Newzoo, o Brasil conta com 35 milhões de jogadores – o equivalente a 76% da população ativa na Internet de 10 a 65 anos. Este número posiciona o País como o quarto maior mercado do mundo neste segmento, atrás apenas dos Estados Unidos (145 milhões de jogadores), Rússia (38 milhões) e Alemanha (36 milhões).
http://arenaturbo.com.br/upload/20110502/02132036.jpg
A pesquisa foi realizada com 20 mil pessoas incluindo usuários de todos os tipos de jogos (consoles, celulares, redes sociais, portais de jogos casuais ou jogos de computador stand-alone; jogos na plataforma Mac e jogos MMO), em 10 países (incluindo Europa, EUA, México e Brasil).
O estudo também mostrou que os 35 milhões de jogadores no Brasil gastam 10,7 horas por semana jogando. Além disso, o tempo gasto com games, entre esses jogadores, é quase o dobro do dedicado a assistir TV (5,5 horas por semana). Também é bem superior ao período destinado a ouvir rádio (4 horas) ou a ler revistas e jornais (1,8 horas). E é praticamente equivalente ao tempo que gastam na Internet, de 11,3 horas por semana.
Quando o assunto é mobile, a pesquisa mostrou que o Brasil possui 24 milhões de gamers que usam seus celulares e smartfones para jogar. Outro paradigma que a pesquisa quebrou é o de que os brasileiros não gastam dinheiro com jogos digitais. Segundo os dados levantados, quase 47% dos jogadores gasta dinheiro com jogos. Mais de dois terços do orçamento para jogos são gastos diretamente online.
Perfil dos jogadores
O perfil dos usuários de jogos digitais no Brasil apontou 19,2 milhões de homens – ou 83% da população masculina ativa na internet – e 15,8 milhões de mulheres – ou 69% da população feminina ativa na rede.Entre o público feminino que gosta de jogos digitais, 77% preferem os jogos casuais. Segundo a pesquisa, 12,1 milhões de mulheres acessam sites de jogos casuais.
Entre os diferentes tipos de jogos, os sites de jogos casuais são a plataforma mais popular no País: são 26,4 milhões de usuários, o equivalente a 57% da população ativa na internet ou 74% de todos os jogadores. O Brasil tem mais usuários de jogos casuais online do que qualquer país europeu – no Reino Unido, o europeu com maior adesão aos jogos casuais, o número de jogadores é de 21,5 milhões.
Fonte: Arena Turbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário